Plano de Saúde Unimed

A assistência médica suplementar é integrada por quatro modalidades assistenciais: a medicina de grupo; as cooperativas médicas; os planos das empresas e o seguro saúde. As cooperativas são sociedades que se constituem para prestar serviços a seus associados, com vistas ao interesse comum e sem o objetivo de lucro. No caso das que comercializam planos de saúde são compostas por médicos cooperados responsáveis pelo atendimento aos usuários em consultórios particulares próprios ou em hospitais, laboratórios e clínicas credenciadas.

A Unimed é uma cooperativa que nasceu da mobilização de dirigentes do sindicato dos médicos em Santos, litoral sul de São Paulo como reação ao surgimento das empresas de medicina de grupo criadas por empresários ou médicos não vinculados ao sindicato. Isso foi em 1967 e o que se queria evitar era a mercantilização da medicina, a intermediação das empresas de medicina de grupo nos serviços médicos, respeitando a autonomia dos profissionais, oferecer qualidade de assistência aos diferentes níveis hierárquicos dentro das empresas e complementar o trabalho da rede de saúde pública.

A criação da Unimed (União dos Médicos) foi iniciativa do ginecologista obstetra Edmundo Castilho e de um grupo de médicos. Ao mesmo tempo em que nascia em Santos, nascia nas cidades vizinhas da baixada santista formando a Unimed Santos. A partir desta primeira iniciativa surgiram Unimeds em todo o país.

Em 2012, segundo pesquisa do Datafolha, o Sistema Unimed detém 38% de participação no mercado de planos de saúde brasileiro, atendendo mais de 18 milhões de clientes com 367 cooperativas que abrangem 4.623 municípios ou 83% do território nacional. São mais de 112 mil médicos cooperados, 106 hospitais próprios, mais 3.097 hospitais credenciados, entre os quais 4.548 privados de um total de 6.690 hospitais no Brasil Além de 178 pronto-atendimentos próprios, 96 laboratórios próprios e 40 centros de diagnósticos próprios, 7.371 leitos próprios e 140 mil leitos credenciados;

O Sistema realiza de mais de 94 milhões de consultas/ano; 2,2 milhões internações/ano; e 192 milhões de exames complementares/ano. É o maior sistema de saúde da América Latina e oferece todas as modalidades de planos de saúde: individual, familiar, empresarial, por adesão, coparticipação.