Dicas de empreendedorismo: as vantagens em oferecer plano de saúde empresarial

Há quem pense que ser empreendedor é preocupar-se somente em como aumentar os números e as vendas de produtos ou serviços, mas estar atento à importância e vantagens em oferecer um plano de saúde empresarial aos seus colaboradores.

Algumas pesquisas já mostraram que 75 % das empresas brasileiras oferecem algum tipo de plano de saúde aos funcionários (seja integral ou parcial) e se um número tão grande de organizações aderiu a este modelo, sinal de que realmente vale a pena, não é mesmo?

De acordo com um estudo feito em 2011 com 28 funcionários de uma pequena empresa, constatou-se que quando o assunto é qualidade de vida para motivação no trabalho, ter um plano de saúde é o item mais importante para 72,22% dos entrevistados, ficando até mesmo através de um salário maior, que ficou com uma porcentagem de 66,67%. Desta forma, dá para perceber o quanto as pessoas prezam pelo oferecimento do plano de saúde em uma empresa.

Oferecer esta opção de seguro de saúde aos seus funcionários é uma maneira de motivá-los e mostrar que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos mesmos, pois isto já garante um motivo a menos de preocupações para o trabalhador.

Imagine ter um colaborador que tem uma filha doente? Tendo um plano de saúde para cobrir as despesas do hospital, ele ficará mais tranquilo e não precisará faltar tanto no trabalho para enfrentar filas grandes de hospitais públicos.

Vendo por este lado, dá até para dizer que oferecer um plano de saúde empresarial é uma das maneiras de melhorar a produtividade do funcionário, que trabalhará de forma mais saudável, com um acompanhamento médico regular, e com mais tranquilidade, já que garante a saúde de sua família.

Neste caso, em pequenas empresas, onde o plano de saúde não é tão considerado devido ao número reduzido de funcionários, a importância é ainda maior, já que a falta de um ou dois funcionários que estejam doentes e precisem enfrentar grandes esperas em hospitais, compensa o gato mensal que a empresa terá com os planos de saúde.

Se o bem maior de uma organização é justamente as pessoas, o capital humano deve ser valorizado e uma das formas de mostrar que realmente valoriza as pessoas que trabalham para você é oferecer um plano de saúde que melhore a produtividade e motivação durante o trabalho.

De nada adianta investir em propagandas e publicidades externas se seu pessoal não trabalha motivado e de forma produtiva, pois um fator não compensará o outro.

Empreender vai muito além do que preocupar-se com números, pois cuidar da qualidade de vida de seus colaborados é cuidar do bem maior de sua empresa e garantir que os números cresçam, ou seja, é uma forma indireta de cuidar do aumento das vendas e da produção, sem fazer campanhas de marketing externo ou divulgações que podem custar muito mais para o seu bolso.