A importância dos exames de prevenção no aparecimento de doenças

Existem doenças comuns ou mais graves que afetam grande parte da população por falta de exames de prevenção. Entre elas estão a diabetes, colesterol, pressão alta e até câncer. Com um simples exame de prevenção feito regularmente, seja através da rede pública ou com um plano de saúde, é possível evitar muitas enfermidades.

Exames simples são capazes de evitar doenças graves que matam milhares de pessoas no mundo inteiro todos os anos e basta coletar sangue, fazer um ultrassom, uma visita simples ao médico ou uma mamografia para se prevenir.

Quando o problema é falta de tempo, um exame não demora muito e você não perde o dia de serviço para realizá-lo, pois pode apresentar um atestado que justifique as horas que esteve em atendimento. Sendo assim, não há uma desculpa convincente para a falta de cuidados com sua saúde, sendo que ela é o bem mais importante que possuímos.

O que acontece é o descuido ou a preguiça em procurar um médico e acreditar que uma doença nunca acontecerá com você. Saiba que qualquer pessoa, mesmo tendo uma vida sadia, está exposta a problemas de saúde comuns, sejam leves ou mais graves e o maior motivo de mortes por falta de acompanhamento médico adequado acontece sempre em pessoas que pensavam que nunca seriam atingidas por enfermidades.

A única maneira de evitar números tão grandes de pessoas doentes ou em estágio avançado da doença é ter consultas regulares e realizar os exames preventivos periodicamente, conforme indicação médica e idade.

A rede pública oferece estes exames gratuitamente, mas muitas vezes, pela demora na espera dos exames ou no momento de marcar consultas, as pessoas acabam desistindo de fazer um acompanhamento médico. Se este é o seu caso, a melhor forma é ter um plano de saúde simples, que possa te auxiliar a ter uma vida mais saudável e longe de doenças.

Mesmo que o plano de saúde seja visto como uma despesa a mais no orçamento familiar, quando não se pode esperar por consultas na rede pública, vale a pena gastar um pouco a mais e garantir que os exames de prevenção contra doenças comuns (desde as mais simples até as mais graves) estejam em dia e você possa desfrutar de uma vida saudável do que gastar com o tratamento de doenças depois ou deixar sua saúde em risco.

Faça um exame de consciência e tenha em mente que a prevenção é sempre o melhor remédio para as doenças.